terça-feira, 9 de novembro de 2010

O marketing de relacionamento como estratégia para a fidelização de clientes

SOUZA, Cristiano Freislebem de . O marketing de relacionamento como estratégia para a fidelização de clientes. Cariacica , 2010. 36 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração)-Faculdade de Cariacica .

Resumo:
O marketing, hoje, é essencial para as organizações. Não pode mais ser separado do desenvolvimento de produtos, da produção, das finanças e das vendas. A empresa tem que estar disposta a adptar seus produtos e serviços às necessidades dos clientes. Nesse contexto, propõe-se responder à seguinte pergunta problema: Pode-se afirmar que o marketing de relacionamento é fator predominante para a fidelização de clientes? O presente trabalho tem como objetivo identificar de que forma o marketing de relacionamento contribui para a fidelização do cliente. Este visa fundamentar os conceitos do marketing de relacionamento e suas relações com o mercado, bem como o processo de fidelização do cliente, pois encontramos em um mundo globalizado, visto que a economia mundial vem sofrendo profundas transformações nas duas últimas décadas. Este trabalho baseou-se em resultados de pesquisa bibliográfica. Foram consultados livros, revistas, artigos científicos, monografias, teses e sites específicos com relação ao objeto de pesquisa. O marketing de relacionamento é fator predominante para esse processo. O marketing de relacionamento é fator predominante para esse processo. Pois oferece ferramentas que norteiam os clientes, qual é a sua realidade, quais são suas necessidades e o que o cliente espera da empresa, ouvi-lo é fundamental...

Localização: TCC ADM 74